Contas Premium

Cloud Computing? Nuvem? O que é isso?



O sistema de Cloud Computing, mais conhecido como Navegação na Nuvem ou Nuvem é um sistema de armazenamento de dados em que basicamente os arquivos ficam salvos na própria Internet. Ela é muito útil para backup de arquivos, caso haja um colapso no seu HD seus arquivos não serão perdidos pois, tudo vai estar salvo numa fonte externa.

Explicando melhor caro leitor, imaginemos um cofre pessoal (vimos muito em filmes e novelas) onde o indivíduo guarda seus documentos e objetos importantes numa sala secreta e de alta segurança. Basta fazer o cadastro e temos direito a uma caixa, e nela podemos armazenar o que desejarmos. Com o Cloud Computing é assim, basta efetuar um rápido cadastro e já temos a nossa "caixa de arquivos". Porém, os serviços variam entre dois pacotes, o PAGO e o GRÁTIS.

O sistema funciona exatamente como está na ilustração. Basta ter em mãos um dispositivo (sendo ele, PC, notebook, Smartphone, etc) conectado a internet para realizar o armazenamento.

Ao passar do tempo, o termo Cloud Computing entrou em evidência e houve (ainda há) grandes debates sobre a confiabilidade de manter seus arquivos na Nuvem. Para onde vai os meus arquivos? Eles realmente estão seguros? Quem pode garantir a segurança? A questão é que para utilizar esse tipo de serviço é necessário ter conhecimento sobre a reputação da empresa no mercado, ou seja, ter uma mínima noção se podemos confiar nela ou não.

Existem diversas empresas de navegação na nuvem, sendo elas:

 MEGA:
Após a grande polêmica envolvendo Kim Dotcom por causa do finado MEGAUPLOAD, surge o MEGA, o seu novo sistema na NUVEM. O seu grande diferencial são seus "pequenos" 50 GB de armazenamento totalmente de graça e a opção "compartilhar", em que é possível trocar arquivos com qualquer pessoa.

4shared: 
Site muito conhecido por seus usuários compartilharem músicas e programas, ele oferece 15 GB de armazenamento de graça. Para fazer o download de qualquer arquivos é necessário ter um cadastro no site.

 SkyDrive:
Servico de Cloud Computing da Microsoft que desde 2007 está no ar. Uma grande vantagem da utilização do SkyDrive é a grande compatibilidade/interação com os produtos da Microsoft. Se você é um fã da empresa de Bill Gates, essa será uma boa opção. O SkyDrive oferece 7 GB de armazenamento grátis.

Google Drive:
Oferecendo 5 GB de armazenamento grátis e interação com o Google Docs este é o Google Drive. Está a menos tempo "no ar" em relação aos seus concorrentes, mas não deixa de ser uma boa alternativa.

Dropbox: 
Assim como o Skydrive, o Dropbox já tem um certo tempo ativo surgindo em 2007. Uma vantagem de utilizar o Dropbox é que ele não prende-se nos joguinhos da concorrência. Ele é compatível com quase todas as plataformas, sendo elas: Windows, BlackBerry, IOS, Linux, Android, entre outras. O dropbox oferece 2 GB grátis, podendo expandir para 18 GB convidando amigos. 


ICloud:
Serviço da maça (apple) bastante conhecido por ser integrado a músicas, imagens e vídeos. Como a Apple tem a sua fama individualista, na ICloud não é diferente, tudo é integrado exclusivamente com seus produtos, há grande interação com a ITunes Store e com a AppStore, a ICloud oferece 5 GB de armazenamento grátis.


OBS: Vale ressaltar que todas as empresas citadas aqui tem pacotes PAGOS que incluem diversas vantagens, sendo a maior delas, o aumento no armazenamento de arquivos alguns podendo chegar a 100 GB de armazenamento.